Durante todo o mês de Agosto a Passarola está a editar uma série de artigos e pequenas entrevistas para dar a conhecer os artistas que participam no evento EnCantar pela Paz que, produzido pel’Odezanovedejunho – Associação de Ideias, decorrerá de 3 a 27 de Setembro no Auditório Madalena Biscaia Perdigão.
Leonel Lorador – virtuosismo e sensibilidade
O duo Les Deux subirá ao palco do Auditório Madalena Biscaia Perdigão no dia 12 de Setembro às 21.30h no que será, sem dúvida, um dos mais notáveis concertos do EnCantar pela Paz.
Unindo virtuosismo, sensibilidade e uma profunda cumplicidade musical, Les Deux é um duo de guitarras clássicas com um repertório que transcende fronteiras e estilos num espectáculo que convida o público a uma viagem sonora que vai da música clássica ao pop, passando por ritmos e melodias da música do mundo (de Paulinho Nogueira e Stanley Myers a Gardel e de Glenn Miller, Lennon/McCartney e Dilermando Reis a Mario Gangi, George Harrison e Waldir de Azevedo).
Leonel Lorador é o músico que completa, com José Luiz Iglésias, o duo Les Deux.
Lorador é um guitarrista português com carreira internacional, cuja formação musical teve início ainda na infância num ambiente familiar profundamente ligado à música. Inspirado pelo pai português e pela paixão da mãe espanhola pelo canto, desenvolveu desde cedo um estilo musical influenciado tanto pelas raízes ibéricas como pelas sonoridades da música do mundo.
Natural do sul de Portugal, de uma cidade costeira próxima à fronteira com a Espanha, Leonel foi naturalmente influenciado pela riqueza musical da Andaluzia. Ainda na adolescência, estudou no Conservatório do Algarve e integrou a banda de hard rock South Wave, com a qual abriu concertos para a lendária banda britânica Dr. Feelgood.
Durante o serviço militar, fez parte da Orquestra Ligeira do Exército, como guitarrista e baixista eléctrico, ao mesmo tempo que prosseguia a sua formação no Conservatório Nacional de Lisboa.
Aos 23 anos, Leonel mudou-se para os Estados Unidos para aprofundar a sua carreira como guitarrista profissional. Estudou guitarra clássica sob a orientação da reconhecida professora Ana Maria Rosado, na New Jersey City University/Saint Peter’s University.
A sua trajectória musical abrange hoje uma paleta rica de influências, incluindo a música da América Latina hispânica, o repertório brasileiro e o rock progressivo. Com um estilo eclético e uma técnica refinada, Leonel apresenta-se actualmente nos EUA, Espanha e Panamá.