Durante todo o mês de Agosto a Passarola está a editar uma série de artigos e pequenas entrevistas para dar a conhecer os artistas que participam no evento EnCantar pela Paz que, produzido pel’Odezanovedejunho – Associação de Ideias, decorrerá de 3 a 27 de Setembro no Auditório Madalena Biscaia Perdigão.
Acordes da música popular figueirense
A Tuna Acordes da Foz, junta-se ao EnCantar pela Paz no dia 6 de Setembro, às 21.30h. A tuna de Joaquim Afonso, que vem de participar no 6.º Festival de Cavaquinhos, nas Festas Antoninas 2025 de Vila Nova de Famalicão, promete-nos um espectáculo ”algo diferente do habitual”: a Recriação da Desfolhada, para a qual, além de trazer consigo a Associação Corvo e Pinho e Susana Margarida, acrescenta um piano aos nove instrumentos em palco e a participação especial da maestrina Alexandra Curado.
A constituição do Grupo de Cavaquinhos Acordes da Foz, em 2016, aconteceuà volta do “estudo do cavaquinho”. Em Agosto de 2022 passou a designar-se Tuna Acordes da Foz e é actualmente constituída por 16 elementos, com regência de Joaquim Afonso.
Para além da componente vocal, integra cavaquinho, viola, bandolim, braguesa, harmónica, flauta e percussão num ecléctico repertório que inclui o Cancioneiro Popular Português, o Fado Futrica (canção de raiz popular de Coimbra), Canções, Baladas e alguns instrumentais de música erudita.