Semana sobre as espécies invasoras 2025

Semana sobre as espécies invasoras 2025 - Plantas Invasoras na Serra da Boa Viagem

Decorreu no passado sábado, dia 10 de Maio, uma acção de sensibilização sobre a flora da Serra da Boa Viagem inserida na edição de 2025 da Semana sobre Espécies Invasoras, uma iniciativa anual dinamizada por um conjunto de entidades científicas portuguesas, espanholas e ligadas à União Europeia que incentivam grupos e associações portuguesas e espanholas a fazer actividades que contribuam para educar sobre o tema das espécies invasoras. A participação d’Odezanovedejunho nesta edição consistiu primeiramente numa saída de campo acompanhada pela bióloga Carolina Campos pela zona do Abrigo da Montanha, em que foi apresentada a história natural da Serra e o seu estado actual, em termos do valor ecológico das espécies da flora que se podem observar, das espécies invasoras igualmente presentes e o que está a ser feito para as combater. Contámos depois com uma valiosa colaboração com o Clube Floresta (+) Verde da Escola Básica Infante D. Pedro, através da professora Cecília de Sousa, que guiou os participantes numa acção de controlo de acácias-de-espigas na Serra.

Odezanovedejunho participou assim numa iniciativa ibérica junto com várias outras instituições, e deu a conhecer a um grupo de figueirenses de variadas idades, ocupações e freguesias de residência a diversidade da flora da Serra da Boa Viagem e as ameaças que enfrenta face às espécies invasoras. Este é um tema que começou a ser destacado e abordado a nível governamental no nosso país no final dos anos de 1990 e desde então tem sido alvo de cada vez mais estudos científicos e actividades de sensibilização e intervenção, por parte de autarquias por todo o país, universidades, e projectos sediados em Portugal e financiados pela União Europeia.

Na Figueira da Foz existe um elevado número de espécies de animais e plantas invasoras e a sensibilização da população local para esta questão é cada vez mais essencial.

Odezanovedejunho tem consciência disto e lançou a sua contribuição como parte do nosso objectivo declarado desde o início de valorizar e preservar o património natural do concelho. É também com orgulho que colaboramos com escolas locais para fortalecer a educação das crianças da Figueira da Foz, para um futuro melhor para a Serra da Boa Viagem e para os figueirenses.

Fotos 1 a 5 e 7 a 10: Ana Madureira e João Mota
Foto 6: Fernando Campos
Foto: 11 a 19: Carolina Campos
Foto 20: Ana Madureira